Bafômetro: como funciona e quais são as consequências de recusar o teste

Entre em contato conosco agora mesmo e peça ajuda, pois aqui na DJM Advogados somos especialistas em trânsito e sabemos o que fazer quando o assunto é sua CNH.

★ ★ ★ ★ ★ 5 Estrelas no Google - Nota Máxima

Atendimento em todo o Brasil

Dr. Eduardo Dias Djamdjian de terno azul e fundo cinza

Carlos Eduardo Dias Djamdjian - OAB/SP 298.481

Advogado especialista em Direito de Trânsito e Transportes com mais de 10 anos de experiência na área, Pós Graduado em Direito de Trânsito, Presidente da Comissão de Trânsito e Transportes OAB/SP - Santana (2019-2022) e CEO do escritório DJM Advogados.

Bafômetro: como funciona e quais são as consequências de recusar o teste

Sumário

O bafômetro é um aparelho utilizado pela Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos de trânsito para detectar a presença de álcool no organismo do condutor. O teste é obrigatório para todos os motoristas abordados em blitz ou fiscalizações, e o resultado pode resultar em penalidades graves, como multa, suspensão da carteira de habilitação e até prisão.

Como funciona o bafômetro?

O bafômetro funciona medindo a concentração de álcool no ar alveolar, que é o ar que sai dos pulmões. Para fazer o teste, o motorista deve soprar no aparelho por cerca de 10 segundos. O resultado é apresentado em miligramas de álcool por litro de ar expelido (mg/L).
O limite de tolerância para motoristas no Brasil é de 0,04 mg/L de álcool no ar alveolar. Acima desse limite, o motorista é considerado alcoolizado e pode sofrer as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Consequências de recusar o teste do bafômetro

O motorista que se recusar a fazer o teste do bafômetro também será penalizado. A penalidade prevista no CTB é a mesma para quem é flagrado dirigindo embriagado, ou seja:

  • Multa gravíssima (dez vezes): R$2.937,70;
  • Suspensão do direito de dirigir por 12 meses;
  • Recolhimento do documento de habilitação;
  • Imposição de medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado e recolhimento da CNH.

Dicas para evitar penalidades

Para evitar penalidades relacionadas ao bafômetro, é importante seguir algumas dicas:

  • Não beba e dirija.
  • Se for beber, espere pelo menos 4 horas para dirigir.
  • Se for abordado pela polícia, seja educado e coopere com a fiscalização.
  • Se for solicitado a fazer o teste do bafômetro, faça-o.

Consulte um advogado

Se você foi multado por dirigir sob influência de álcool, é importante consultar um advogado especialista em direito de trânsito. O advogado poderá analisar o seu caso e orientá-lo sobre as melhores medidas a serem tomadas.

Atuação do DJM Advogados

O DJM Advogados é um escritório especializado em direito de trânsito. A equipe de advogados do escritório possui ampla experiência na defesa de motoristas que foram penalizados por dirigir sob influência de álcool.
Se você foi multado por dirigir embriagado, entre em contato com o DJM Advogados para receber orientação jurídica especializada.

Precisando de ajuda com seu problema de trânsito?

Envie uma mensagem e faça uma consulta personalizada

Dr. Eduardo Dias Djamdjian de terno azul e fundo cinza

Carlos Eduardo Dias Djamdjian - OAB/SP 298.481

Advogado especialista em Direito de Trânsito e Transportes com mais de 10 anos de experiência na área, Pós Graduado em Direito de Trânsito, Presidente da Comissão de Trânsito e Transportes OAB/SP - Santana (2019-2022) e CEO do escritório DJM Advogados.

Respostas de 3

  1. Boa tarde
    Passei por uma abordagem policial ontem e me recusei a fazer o teste do bafômetro. No entanto os policiais não me deram a opção de chamar outro motorista pra dirigir o carro e recolheram o veículo ao pátio de Guarulhos, de forma totalmente arbitrária e não reconhecendo meu direito….como devo proceder?

    1. Eduardo, realmente o procedimento foi arbitrário. Eles deveriam ter dado a opção de um outro motorista retirar o veículo. Conseguimos te ajudar com seu caso. O ideal é ingressar com uma defesa em relação a autuação e bem como, é cabivel uma ação de danos em relação a remoção ilegal do veículo. Nos chame no Whatsapp (11) 99104-3743 e daremos o melhor atendimento e solução para seu problema.

  2. fui parado ontem numa blitiz e nem cheguei a fazer exame de bafômetro a polícia me pediu o documentos e como eu estava com meu filho minha esposa ficou nervo e falou q fomos jantar e tomamos uma cerveja e a polícia deixou parado durante uma hora e minha cunhado pegou o carro oq devo fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *